Impotência – Causas

A impotência tem causa, principalmente emocional. Ela vem do medo de ser homem, de ter potência, energia sexual, masculina, agressiva (e não violenta). E isso está virando uma epidemia: os homens estão cada vez menos capazes de serem homens na cama. Isso acontece pela imensa repressão da energia masculina, principalmente do tesão e da raiva, que são as energias mais instintivas e animais. Vivemos num mundo cada vez mais na cabeça, tudo é computador, celular e o corpo vai ficando de lado. Você passa o dia inteiro na cabeça, desconectado do corpo e acha que na hora de transar o corpo vai responder. NÃO. Aí tu não sente nada, fica como que morto ou precisa criar um monte de fantasias para se excitar que também vêm da cabeça. Isso é pornografia, não é uma excitação real que vem de dentro.

Um homem que não consegue expressar sua raiva – principalmente em relação às mulheres – não conseguirá ter potência sexual. Ele fica psicologicamente castrado: assim como castramos os animais para que fiquem mansos, fazemos o mesmo com os seres humanos. Devido a educação extremamente repressora que recebemos na infância, vamos aprendendo a conter nossos impulsos sexuais. Toda aquela fase de descoberta, de experimentar trocar com as outras crianças, de descobrir ter prazer e, na adolescência, de se relacionar com o outro sexo para ir criando maturidade e dar vazão pra toda aquela energia, é extremamente podada, tolhida e abafada. Por isso somos adultos reprimidos.

 

É claro que hoje a repressão é muito mais sofisticada, o que é muito pior, pois deixa a pessoa confusa. Exemplo disso é aquela cena clássica da trocada de canal quando rola uma cena de sexo ou um simples beijo. Só pelo fato de não se tocar no assunto, que mensagem está sendo passada? Toda criança tem energia sexual, tem vontade de se conhecer, experimentar, ter prazer, e com essa mensagem ela vai aprendendo que tem algo de errado com ela.

 

Outra causa muito comum da impotência é a ansiedade por performance, que simplesmente significa aquela sensação de que tu tem quer ser “o cara”, sempre pronto, excitado e tem que fazer a mulher ir à loucura, berrar, gemer, ter múltiplos orgasmos! Aí sim você é homem. Então em cada transa tu tá na berlinda: se funciona tu é homem, se não, não é. Isso gera uma tensão e cobrança absurdas e faz com que muitos homens se sintam inferiores e incapazes pois é uma tarefa impossível. Impotência não é uma simples brochada, isso é natural acontecer, principalmente quando se está mais no coração, mais sensível. As mulheres também brocham. Agora, se isso acontece sistematicamente, é um problema.

 

Para que os homens se livrem da impotência é necessário não somente resgatar a capacidade de ereção, mas ter uma postura de homem na vida, colocando limites, dizendo sim e não quando é preciso, principalmente com as mulheres, e relaxando com a ansiedade de performance que atrapalha profundamente a sexualidade masculina. A bioenergética é uma terapia extremamente eficiente nesses casos.