Impotência: O que é, causas e como tratar.

Tempo de leitura: 7 minutos

Impotência – O que é?

Impotência, como o próprio nome já diz, é a perda da potência sexual. Mas o que isso significa? Existem vários níveis de impotência, chegando até o extremo da perda da capacidade de ereção, e há outros mais sutis em que a pessoa consegue manter uma relação, mas sem um nível satisfatório de ereção e, consequentemente, de prazer.

Uma das características mais fortes da impotência é a perda da sensibilidade em todo região pélvica e genital, ou seja, a pessoa não sente nada ali, a pélvis fica como que congelada, morta. A impotência atinge homens de todas as idades e está cada vez mais comum entre os mais jovens. Por algumas vezes até é possível sentir excitação, mas mesmo assim nada acontece lá “em baixo”. Ou, em outras, pode haver uma ereção, mas na hora de penetrar ou de por a camisinha, ela vai-se embora. Então não é uma simples disfunção fisiológica: a pessoas têm capacidade de ter ereção, mas alguma coisa acontece dentro, no emocional, em que ela se perde.

A ereção se dá pela irrigação sanguínea da região genital, ou seja, o sangue tem que fluir para o pênis enrijecer. O que acontece é que, devido a tensões musculares que desenvolvemos em toda a região pélvica, essa corrente sanguínea não flui e o sangue não chega lá porque a pélvis está toda tensa, contraída. Essas tensões estão aí por questões emocionais, principalmente pelo medo.

Para o sangue fluir é necessário estar relaxado, entregue, mas na real não é assim que nos sentimos em relação a nossa sexualidade. Geralmente, temos muitas tensões até para tocar nesse assunto porque, desde crianças, não recebemos uma informação amorosa e relaxada sobre sexualidade. Na hora da relação, isso tudo está presente ali.

Então, impotência não é só sobre aqueles casos extremos de disfunção total. Ela tem vários graus, também tem causa emocional e pode ser tratada com a terapia bioenergética muito eficientemente.

Impotência – Causas

A impotência tem causa, principalmente emocional. Ela vem do medo de ser homem, de ter potência, energia sexual, masculina, agressiva (e não violenta). E isso está virando uma epidemia: os homens estão cada vez menos capazes de serem homens na cama. Isso acontece pela imensa repressão da energia masculina, principalmente do tesão e da raiva, que são as energias mais instintivas e animais. Vivemos num mundo cada vez mais na cabeça, tudo é computador, celular e o corpo vai ficando de lado. Você passa o dia inteiro na cabeça, desconectado do corpo e acha que na hora de transar o corpo vai responder. NÃO. Aí tu não sente nada, fica como que morto ou precisa criar um monte de fantasias para se excitar que também vêm da cabeça. Isso é pornografia, não é uma excitação real que vem de dentro.

Um homem que não consegue expressar sua raiva – principalmente em relação às mulheres – não conseguirá ter potência sexual. Ele fica psicologicamente castrado: assim como castramos os animais para que fiquem mansos, fazemos o mesmo com os seres humanos. Devido a educação extremamente repressora que recebemos na infância, vamos aprendendo a conter nossos impulsos sexuais. Toda aquela fase de descoberta, de experimentar trocar com as outras crianças, de descobrir ter prazer e, na adolescência, de se relacionar com o outro sexo para ir criando maturidade e dar vazão pra toda aquela energia, é extremamente podada, tolhida e abafada. Por isso somos adultos reprimidos.

É claro que hoje a repressão é muito mais sofisticada, o que é muito pior, pois deixa a pessoa confusa. Exemplo disso é aquela cena clássica da trocada de canal quando rola uma cena de sexo ou um simples beijo. Só pelo fato de não se tocar no assunto, que mensagem está sendo passada? Toda criança tem energia sexual, tem vontade de se conhecer, experimentar, ter prazer, e com essa mensagem ela vai aprendendo que tem algo de errado com ela.

Outra causa muito comum da impotência é a ansiedade por performance, que simplesmente significa aquela sensação de que tu tem quer ser “o cara”, sempre pronto, excitado e tem que fazer a mulher ir à loucura, berrar, gemer, ter múltiplos orgasmos! Aí sim você é homem. Então em cada transa tu tá na berlinda: se funciona tu é homem, se não, não é. Isso gera uma tensão e cobrança absurdas e faz com que muitos homens se sintam inferiores e incapazes pois é uma tarefa impossível. Impotência não é uma simples brochada, isso é natural acontecer, principalmente quando se está mais no coração, mais sensível. As mulheres também brocham. Agora, se isso acontece sistematicamente, é um problema.

Para que os homens se livrem da impotência é necessário não somente resgatar a capacidade de ereção, mas ter uma postura de homem na vida, colocando limites, dizendo sim e não quando é preciso, principalmente com as mulheres, e relaxando com a ansiedade de performance que atrapalha profundamente a sexualidade masculina. A bioenergética é uma terapia extremamente eficiente nesses casos.

Impotência – Como tratar?

Para tratar a impotência é necessário uma abordagem física e emocional como a bioenergética. Esta técnica trabalha com a respiração e com movimentos que vão mexer nas tensões musculares existentes na região pélvica, que fazem com que diminua o fluxo energético e sanguíneo nesta região, reduzindo consequentemente a sensibilidade e a potência sexual.

Essas tensões são criadas desde a infância para conter nossa energia e emoções que não são aceitas abertamente na sociedade, principalmente a raiva e o tesão. Contendo essas emoções, o prazer e o amor ficam abafados também.

Os exercícios de bioenergética atuam para aumentar a energia na região pélvica, fazendo com que esses sentimentos venham à tona. À medida que essas emoções são expressas, aquelas tensões que estão lá para contê-las vão se desmanchando, trazendo um relaxamento natural da pélvis e uma expansão da respiração nessa área, o que aumenta muito tua potência sexual e a capacidade de sentir prazer. Você começa a ficar muito mais sensível e relaxado não só sexualmente, mas como pessoa e é isso o necessário para ter uma vida sexual mais satisfatória.

As pernas também guardam muitas tensões que bloqueiam a energia sexual, o que geralmente indica muito medo guardado na região posterior das coxas. A bioenergética também vai agir aí te trazendo conexão e relaxamento com as tuas pernas. Isso vai te dar um chão, uma base para aguentar a energia sexual e aumentar muito a capacidade de sentir prazer.

A terapia contínua te permite mexer com tuas questões de poder pessoal, com as mulheres, enfim, as questões da tua vida que envolvem sexualidade – porque acabar com a impotência é apenas um primeiro passo, é chegar no mínimo, no nível zero. Tem muito mais da sexualidade para se explorar, para se aprofundar, que a gente não faz ideia. Além disso, a bioenergética é um método completamente natural, sem nada de medicação, que utiliza apenas o teu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *